Título: Identificação de invariantes operatórios no campo conceitual multiplicativo que emergem em atividades de modelagem matemática
Início:
Término:
Financiamento: Não possui
Descrição: A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e a teoria dos campos conceituais de Vergnaud serão os referenciais teóricos norteadores desta pesquisa que pretende identificar elementos indicadores da elaboração de relações significativas, para os conceitos matemáticos presentes na estrutura cognitiva dos estudantes ingressantes nos cursos de graduação da área das Ciências Exatas, mais especificamente, os invariantes operatórios do campo conceitual multiplicativo, que aparecem em situações norteadas pela modelagem matemática. A relevância deste estudo apóia-se em pesquisas que apontam altos índices de evasão e repetência dos universitários nas disciplinas de Matemática dos cursos da área das Ciências Exatas. Com a hipótese de que o campo conceitual multiplicativo abarca noções imprescindíveis para o desenvolvimento de diversos conceitos básicos da Matemática, como o de função, por exemplo, e, utilizando atividades de modelagem matemática como estratégia de ensino para a elaboração destes conceitos, pretende-se identificar os significados, atribuídos pelos estudantes, aos conceitos matemáticos que aparecem nas diferentes situações propostas e inferir indícios da elaboração de invariantes operatórios envolvidos na aprendizagem da Matemática. Esta ênfase da aprendizagem na conceitualização em relação aos procedimentos, já vem sendo avaliada no ensino de Física e Química principalmente em situações de resolução de problemas e atividades experimentais, no entanto, ainda temos poucos trabalhos a respeito no ensino de Matemática, sobretudo envolvendo a modelagem matemática. Este projeto, além de contribuir para o debate sobre a aprendizagem e o desenvolvimento da conceitualização no ensino da Matemática visa, principalmente, detectar possíveis causas das dificuldades, e consequente evasão, dos estudantes nas disciplinas de Matemática, ingressantes nos cursos das Ciências Exatas, e apontar indicativos para uma reestruturação das ementas, destas disciplinas.
Coordenadora: Lilian Akemi Kato
PARTICIPANTES
Professores:
Valdinei Cezar Cardos - Início: Fim:
Alunos envolvidos
Graduação:
Kleber Luciano Niro - Início: Fim:
Mestrado: (1)
NOME - Início: Fim:
Doutorado: (1) .
NOME - Início: Fim: