CORPO DOCENTE

Sobre
Lilian Akemi Kato
Departamento: Matemática
E-mail institucional: lakato@uem.br
E-mail alternativo: lilianakemikato@gmail.com
Professora Associada




 

Titulação

Mestrado em Matemática na USP-São Carlos, doutorado em Matemática Aplicada na UNICAMP pesquisa desde  2007 em Modelagem Matemática na Educação Matemática.

 
L1 – Ensino e Aprendizagem na Educação Científica
 
L2 – Formação de Professores de Ciências e Matemática
 


 
MESTRADO
Ingridi Rodrigues Charal (03/2014 a 02/2016)


DOUTORADO
Bárbara Cândido Braz (03/2014 a 02/2018)
Daniela Barbieri Vidotti (03/2015 a 02/2019)
Maisa Lucia Cacita Milani (03/2014 a 02/2018)
Marti Schmitt Zanella
(03/2013 a 02/2017)
Michele Carvalho de Barros (03/2013 a 02/2017)
 
1/2015 - CCE4062 - Didática da Matemática

 
ARTIGOS EM PERIÓDICOS

ALMEIDA, L. M. W. ; KATO, L. A. . Different Approaches to Mathematical Modelling: Deduction of Models and Student s Actions. International Electronic Journal of Mathematics Education, v. 9, p. 3-11, 2014.
Citações:1
 
Rosa, Claudia Carreira da ; Kato, Lilian Akemi . Modelagem matemática: uma oportunidade para o exercício da reflexividade do professor de matemática. Educere et Educare (Impresso), v. 9, p. 589-603, 2014.
 
NEVES, K. C. R. ; COSTA, L. P. ; Kato, Lilian Akemi . A metodologia da resolução de problemas no processo de ensino e de aprendizagem nos 4ºS e 5ºS anos do Ensino Fundamental. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 3, p. 73-99, 2014.
 
CARDOSO, V. C. ; Kato, Lilian Akemi ; OLIVEIRA, S. R. . Where to learn math? A study of access to an educational channel on YouTube. International Journal for Research in Mathematics Education, v. 4, p. 45-62, 2014.
 
BRAZ, B. C. ; Kato, Lilian Akemi . O sucesso de uma atividade de Modelagem Matemática, segundo as diferentes formas de participação dos alunos. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 9, p. 77-108, 2014.
 
Kato, Lilian Akemi ; SCHMITT, M. ; SANTOS, V. K. M. ; GERONIMO, J. R. ; NIRO, K. L. ; SOUZA, J. T. G. ; CARDOSO, V. C. . Estratégias de resolução em problemas do Campo Conceitual Aditivo: um estudo com alunos ingressantes nos Cursos de Ciências Exatas. Boletim GEPEM (Online), v. 62, p. 33-53, 2013.
 
CARDOSO, V. C. ; ESPRISIGO, L. M. ; Kato, Lilian Akemi . As diferentes representações semióticas elaboradas por crianças do ensino fundamental utilizando jogos digitais. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 7, p. 9-22, 2013.
 
CARDOSO, V. C. ; Kato, Lilian Akemi ; OLIVEIRA, S. R. . Um estudo no campo conceitual de Vergnaud aplicado às matrizes: uma investigação acerca dos invariantes operatórios
A case study in the Vergnaud's conceptual field applied to matrices: a research about the operators invariants. Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 8, p. 95-116, 2013.
 
Silva, C. ; Kato, Lilian Akemi . Quais Elementos Caracterizam uma Atividade de Modelagem Matemática na Perspectiva Sociocrítica?. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 26, p. 45-66, 2012.
 
Silva, C. ; Kato, Lilian Akemi ; Paulo, Iramaia Jorge Cabral de . A perspectiva sociocrítica da modelagem matemática e a aprendizagem significativa crítica: possíveis aproximações. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 17, p. 109-123, 2012.
 
Barros, Michele Carvalho de ; Mognon, Angela ; Kato, Lilian Akemi . Aprendizagem significativa de conceitos Matemáticos: um estudo sobre o uso do GeoGebra com um organizador prévio. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 1, p. 294-307, 2012.
 
FIGUEIREDO, D. F. ; Kato, Lilian Akemi . Uma Proposta de Avaliação de Aprendizagem em Atividades de Modelagem Matemática na Sala. Acta Scientiae (ULBRA), v. 14, p. 276-294, 2012.
 
Roratto, C. ; Nogueira, C. M. I. ; Kato, Lilian Akemi . Ensino de Matemática, História da Matemática e Aprendizagem Significativa: Uma combinação possível. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 16, p. 117-142, 2011.
 
Kato, Lilian Akemi ; KLUBER, T. E. . Modelagem Matemática na Educação Básica. Educação Matemática em Revista, v. 33, p. 21-23, 2011.
 
Gerola, Adriana Passarella ; Peloi, Lilian Somenci ; Hioka, Noboru ; Santin Filho, Ourides ; Kato, Lilian Akemi . Determinação da entalpia de vaporização de líquidos pelo método do isoteniscópio de Smith e Menzies. Química Nova (Impresso), v. 33, p. 482-488, 2010.
 
KATO, L. A. ; Bellini, Marta . Atribuição de significados biológicos às variáveis da equação logística: uma aplicação do Cálculo nas Ciências Biológicas. Ciência e Educação (UNESP), v. 15, p. 175-188, 2009.
 
VENANCIO, S. ; KATO, L. A. . A utilização de mapas conceituais na identificação da aprendizagem significativa crítica em uma atividade de modelagem matemática. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 3, p. 57-68, 2008.
 
KATO, L. A. ; FERREIRA JR, Wilson Castro . Modelo matemático de lesões foliares causadas por fungos. Biomatemática (UNICAMP), v. 13, p. 45-53, 2003.



LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS
 
Craveiro, I. M. ; Kato, Lilian Akemi ; Dalto, Jader Otavio ; Rafael Monteiro dos . Introdução a análise real. 1. ed. Campo Grande: editora UFMS, 2011. v. 1. 136p .
 
Nogueira, C. M. I. (Org.) ; Kato, Lilian Akemi (Org.) ; BARROS, R. M. O. (Org.) . Teoria e Prática em Educação Matemática: aproximação da Universidade com a sala de aula. Maringá-PR: Eduem, 2010. v. 1. 260p .
 
Montorfano, Carla ; Kato, Lilian Akemi ; Shimonishi, Maria Lauricéa . Cálculo Diferencial e Integral III. 1. ed. Maringá: Eduem, 2010. v. 1. 161p .
 

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS
 
BRAZ, B. C. ; Kato, Lilian Akemi . PRACTICE IN THE MATHEMATICAL MODELLING ENVIRONMENT. In: Susana Carreira; Nélia Amado; Keith Jones; Hélia Jacinto. (Org.). Proceedings of the Problem@Web International Conference: technology, creativity and affect in mathematical problem solving. 1ed.Faro: , 2014, v. 1, p. 254-264.
 
Rosa, Claudia Carreira da ; Kato, Lilian Akemi . Contribuições da Modelagem Matemática para a prática reflexiva dos professores: algumas considerações. In: Lourdes Maria Werle de Almeida; Jussara de Loiola Araújo; Eleni Bisognin. (Org.). Práticas de Modelagem Matemática na Educação Matemática. 1ed.Londrina-PR: Eduel, 2011, v. , p. 201-223.
 
KATO, L. A. ; Bellini, M . Robert May e a dinâmica de populações. A equação logística e o caos. In: PETRY, A. C. ; PELICICE, F. M. ; BELLINI, L. M.. (Org.). Ecólogos e suas histórias. Um olhar sobre a construção das idéias ecológicas. 1ed.Maringá: EDUEM, 2010, v. , p. 189-210.


 
Título: Identificação de invariantes operatórios no campo conceitual multiplicativo que emergem em atividades de modelagem matemática
Início:
Término:
Financiamento: Não possui
 
Descrição: A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e a teoria dos campos conceituais de Vergnaud serão os referenciais teóricos norteadores desta pesquisa que pretende identificar elementos indicadores da elaboração de relações significativas, para os conceitos matemáticos presentes na estrutura cognitiva dos estudantes ingressantes nos cursos de graduação da área das Ciências Exatas, mais especificamente, os invariantes operatórios do campo conceitual multiplicativo, que aparecem em situações norteadas pela modelagem matemática. A relevância deste estudo apóia-se em pesquisas que apontam altos índices de evasão e repetência dos universitários nas disciplinas de Matemática dos cursos da área das Ciências Exatas. Com a hipótese de que o campo conceitual multiplicativo abarca noções imprescindíveis para o desenvolvimento de diversos conceitos básicos da Matemática, como o de função, por exemplo, e, utilizando atividades de modelagem matemática como estratégia de ensino para a elaboração destes conceitos, pretende-se identificar os significados, atribuídos pelos estudantes, aos conceitos matemáticos que aparecem nas diferentes situações propostas e inferir indícios da elaboração de invariantes operatórios envolvidos na aprendizagem da Matemática. Esta ênfase da aprendizagem na conceitualização em relação aos procedimentos, já vem sendo avaliada no ensino de Física e Química principalmente em situações de resolução de problemas e atividades experimentais, no entanto, ainda temos poucos trabalhos a respeito no ensino de Matemática, sobretudo envolvendo a modelagem matemática. Este projeto, além de contribuir para o debate sobre a aprendizagem e o desenvolvimento da conceitualização no ensino da Matemática visa, principalmente, detectar possíveis causas das dificuldades, e consequente evasão, dos estudantes nas disciplinas de Matemática, ingressantes nos cursos das Ciências Exatas, e apontar indicativos para uma reestruturação das ementas, destas disciplinas.

Coordenadora: Lilian Akemi Kato
 
PARTICIPANTES
Professores:
Valdinei Cezar Cardos  - Início:                 Fim:
     
Alunos envolvidos
Graduação: 

Kleber Luciano Niro     - Início:                 Fim:

Mestrado:  (1)
NOME                                 - Início:                 Fim:

Doutorado: (1) .
NOME                                 - Início:                 Fim:

 
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
 
Valéria Muniz Lima de Sousa. Construção do pensamento matemático das noções de discreto e contínuo no ambiente da modelagem matemática. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lilian Akemi Kato.
 
Bárbara Cândido Braz. Contribuições da Modelagem matemática na constituição de comunidades de práticas locais: um estudo com alunos do curso de formação de docentes. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lilian Akemi Kato.
 
Bruno Marcondes Umbezeiro. Um estudo sobre a formulação de hipóteses na Modelagem Matemática na Educação Matemática à luz dos pressupostos teóricos de Poincaré. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lilian Akemi Kato.
 
Renato Rodrigues dos Santos. Análise de erros em questões de Geometria do ENEM: um estudo com alunos do Ensino Médio. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lilian Akemi Kato.
 
Andréia Araújo de Farias Aquino. Atividades de Modelagem Matemática envolvendo a teoria dos grafos no Ensino Médio. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Lilian Akemi Kato.
 
Denise Fabiana Figueiredo. Uma proposta de avaliação de aprendizagem significativa em atividades de Modelagem Matemática na sala de aula. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lilian Akemi Kato.
 
Cíntia da Silva. A Perspectiva Sociocrítica da Modelagem Matemática e a Aprendizagem Significativa Crítica: possíveis aproximações. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Lilian Akemi Kato.
 
Silas Venâncio da Luz. Aprendizagem Significativa de Função do 1º Grau: uma investigação por meio da Modelagem Matemática e dos Mapas Conceituais. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Lilian Akemi Kato.
 
Luciane Regina Pavan. A mobilização das ideias básicas do conceito de função por crianças da 4 série do ensino fundamental em situações-problema de estruturas aditivas e/ou multiplicativas. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, . Coorientador: Lilian Akemi Kato.
 
Cauê Roratto. A História da Matemática como estratégia para o alcance da aprendizagem significativa do conceito de função. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Lilian Akemi Kato.
 
TESE DE DOUTORADO

Cláudia Carreira da Rosa. A formação do professor reflexivo no contexto da Modelagem Matemática. 2013. Tese (Doutorado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Lilian Akemi Kato.