CORPO DOCENTE

Sobre
Marcos Cesar Danhoni Neves
E-mail alternativo: macedane@yahoo.com
Departamento: Física
Professor Titular



TITULAÇÃO:
Graduado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1983), Mestre em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1986) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991).
 
L1 – Ensino e Aprendizagem na Educação Científica
 
L2 – Formação de Professores de Ciências e Matemática
 
L3 - História, Epistemologia e Cultura da Ciência

 
MESTRADO
Alessandra Daniela Buffon (03/2014 a 02/2018)
Aline Alves de Oliveira (08/2013 a 07/2016)
Bruna Kariny da Silva  (03/2015 a 02/2017)

Milene Rodrigues Martins (03/2014 a 02/2016)
Mayara Ricardo de Oliveira  (03/20154 a 02/2017)


DOUTORADO
Alex Lino  (03/2013 a 02/2017)


 
ARTIGOS EM PERIÓDICOS

TROGELLO, A. ; NEVES, M. C. D. ; SILVA, S. C. R. . O ensino de Astronomia: recriando uma esfera celeste didática. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 32, p. 223-245, 2015.
 
NEVES, M. C. D. ; GERMANO, E. D. T. ; NEVES, A. C. D. ; SILVA, J. A. P. . Por uma Blogosfera educativa: formalidade e informalidade no ensino de Física sob uma nova perspectiva de filmes e animações hands-on. Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada, v. 1, p. 38-53, 2014.
 
TROGELLO, A. ; NEVES, M. C. D. ; RUTZ, S. . OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ASTRONOMIA: CONSIDERAÇÕES A CERCA DA LINGUAGEM ANALÓGICA. Educere et Educare (Impresso), v. 9, p. 203-213, 2014.
 
NEVES, M. C. D. ; SILVA, J. A. P. . O Enigma de Saturno e as limitações da perspectiva ótica galileana. Revista de Ensino de Ciências e Engenharia, v. 5, p. 12-23, 2014.
 
SILVA, J. A. P. ; NEVES, M. C. D. . Arte e ciência no Renascimento: Galileo e Cigoli e as novas descobertas telescópicas?. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 9, p. 57-74, 2014.
 
ASSIS, A. K. T. ; NEVES, M. C. D. . Tradução comentada do artigo de Guillaume de 1896 sobre a temperatura do espaço. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, p. 564-570, 2014.
 
SEMMER, S. ; SILVA, S. C. R. ; NEVES, M. C. D. . Arte e Matemátoca: teoria de registro de representação semiótica e proposta triangular. Revista Ciências & Idéias, v. 5, p. 19-34, 2014.
 
8.
ZARATINI, P. F. ; NEVES, M. C. D. ; SILVA, S. C. R. . Análise de mapas conceituais: Uma perspectiva fenomenológica. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 4, p. 1, 2014.
 
NEVES, M. C. D. ; SILVA, Josie Agatha Parrilha . Ícones Científicos e Arte: Geometria e Gravitação no Ensino da Astronomia, da Física e da Arte. Revista Ensino de Ciências e Engenharia, v. 4, p. 1-19, 2013.
 
SEMMER, S. ; SILVA, S. C. R. ; NEVES, M. C. D. . Anamorfose no Ensino de Geometria. Alexandria (UFSC), v. 6, p. 61-86, 2013.

TROGELLO, A. ; NEVES, M. C. D. ; SILVA, S. C. R. . A SOMBRA DE UM GNÔMON AO LONGO DE UM ANO:OBSERVAÇÕES ROTINEIRAS E O ENSINO DOMOVIMENTO APARENTE DO SOL E DAS QUATRO ESTAÇÕES. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, v. 16, p. 7-26, 2013.
 
LUCISANO, Fábio Rodrigo ; NEVES, M. C. D. . Uma análise das perspectivas inter e transdisciplinares na história da ciência presentes nos livros didáticos de física. Revista PRAXIS, v. 1, p. 11-19, 2012.
Citações:1
 
GARDELLI, D ; NEVES, M. C. D. . Equívocos Didáticos na Física do Ensino Médio sobre a Interpretação dada à Experiência de Oersted. Revista Ensino de Ciências e Engenharia, v. 3, p. 17-36, 2012.
 
NEVES, M. C. D. ; SILVA, J. A. P. . Disturbing the Perspective: the new post-copernican moon of Galileo and Cigoli. Proceedings of the Natural Philosophy Alliance, v. 8, p. 1-7, 2011.
 
RAMOS, F.P. ; NEVES, M. C. D. ; CORAZZA M. J. . La ciencia moderna y los valores contemporaneos en los discursos de los maestros-investigadores: entre rupturas y la continuidad. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 10, p. 84-108, 2011.
 
RAMOS, F.P. ; NEVES, M. C. D. ; CORAZZA M. J. . O cenário genômico e o determinismo tecnológico em manifestações discursivas de professores-pesquisadores. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 4, p. 33-51, 2011.
 
NEVES, M. C. D. ; SILVA, Josie Agatha Parrilha . Hans Holbein: uma aula de perspectiva e de ciência astronômica/ Hans Holbein: a class of perspective and astronomical science. Revista Ensino de Ciências e Engenharia, v. 2, p. 1-21-2011, 2011.
 
GOMES, L. C. ; FUSINATO, P. A. ; NEVES, M. C. D. . Ánálise da Relação entre Força e Movimento em uma Revista de Divulgação Científica. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 16, p. 343-354, 2010.
 
RAMOS, F.P. ; CORAZZA M. J. ; NEVES, M. C. D. . Gene, PGH e Ciência em discursos de acadêmicos de Pós-Graduação: uma análise fenomenológica. Revista Ciências & Idéias, v. 2, p. 1-14, 2010.
 
RAMOS, F.P. ; CORAZZA M. J. ; NEVES, M. C. D. . ciência e acontecimentos genômicos em discursos de professores-pesquisadores e acadêmicos de pós-graduação: uma análise fenomenológica. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 3, p. 1-20, 2010.
 
NEVES, M. C. D. . Editorial. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, p. 1-2, 2010.
Citações:1
 
ASSIS, A. K. T. ; NEVES, M. C. D. ; Soares D.S.L. . Hubble's Cosmology: From a Finite Expanding Universe to a Static Endless Universe. Astronomical Society of the Pacific Conference Series, v. 413, p. 255-265, 2009.
 
NEVES, M. C. D. ; BATISTA, J. M. ; COSTA, J. R. ; CARVALHAIS, L. G. ; BATISTA, M. C. ; FUSINATO, P. A. ; ALMEIDA, F. R. DE ; SILVA, R.G.R. ; SAVI, A. A. ; PEREIRA, R. F. . Galileu fez o experimento do plano inclinado?. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 7, p. 227-242, 2008.
 
Fernandez B.P.M. ; SILVA, C.C. ; NEVES, M. C. D. ; AL, E. . The Anthology Studies in History and Philosophy fo Science. Science & Education (Dordrecht), v. 1, p. 20-23, 2008
NEVES, M. C. D. . Conexões: Ensinando Física para um Aluno com Transtorno Invasivo do Desenvolvimento - Autismo ou Síndrome de Asperger. Maringá Ensina, v. 1, p. 40-41, 2007.
 
NEVES, M. C. D. ; PEREIRA, R. F. . Adaptando uma câmera fotográfica manual simples para fotografar o céu. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, v. 3, p. 1-23, 2007.
NEVES, M. C. D. . Reuni ou Desuni: Uma Reflexão. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 3, p. 158-159, 2007.
 
NEVES, M. C. D. . O Estagirita. Revista UNIFAMMA, v. 1, p. 35-52, 2007.
 
NEVES, M. C. D. ; RESQUETTI, S. O. . Avaliação sobre a Avaliação de Ciências no Paraná (1996-2000). Estudos em Avaliação Educacional, Rio de Janeiro, v. 17, n.33, p. 1-36, 2006.
 
GONSALVES, L. ; NEVES, M. C. D. ; BARONE, D.A.C. . O ensino de Física para deficientes visuais a partir de uma perspectiva fenomenológica. Ciência e Educação (UNESP), v. 12, p. 143-153, 2006.
 
NEVES, M. C. D. ; PEDROCHI, F. . Concepções Astronômicas de Estudantes de Ensino Superior. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Espanha, v. 4, n.2, p. 1-9, 2005
NEVES, M. C. D. ; AL, E. . As Incertezas da Incerteza: Copenhagen e a Estranha História da Tecnologia das Armas Nucleares. Arquivos da APADEC, v. 8, n.1, p. 73-77, 2004.
 
NEVES, M. C. D. ; AL, E. . A Inquisição e a Relação Bruno-Galileu. Arquivos da APADEC, v. 8, n.1, p. 69-72, 2004.
 
NEVES, M. C. D. ; AL, E. . O Caos e a Interdisciplinaridade. Arq. Apad., v. 8, n.1, p. 78-81, 2004.
 
NEVES, M. C. D. ; LERNER, E. ; AL, E. . Bucking the Big Bang. New Scientist, London, v. 182, n.2448, p. 20, 2004.Citações:1|4
 
NEVES, M. C. D. ; MEYERS, R. ; AL, E. . The Cosmic Background Radiation Estimations. Universe: The Cosmology Quest, Los Angeles, v. 2, 2004.
 
NEVES, M. C. D. ; PEDROCHI, F. . Investigando Conceitos Astronômicos Básicos. Arquivos da APADEC, Maringá, v. 8, n.2, p. 64-67, 2004.
 
NEVES, M. C. D. ; AL, E. . Uma Falsa Polêmica. Revista Asas, S. Paulo, v. 1, n.11, 2003.
 
NEVES, M. C. D. . Pushing Gravity: New Perspectives on Le Sage's Theory of Gravitation. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 20, n.3, p. 400-405, 2003.
 
NEVES, M. C. D. ; ROHLING, J. H. ; SAVI, A. A. ; RANIERO, L. J. ; BERNABÉ, H. S. ; SAKAI, F. S. . Produção de Filmes Didáticos de Curta-Metragem e CD-ROMs para o Ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 24, n.2, 2002.
 
NEVES, M. C. D. ; AL, E. . Ludofísica: A Física Ensinada através das Brincadeiras. Arquivos da APADEC, v. 6, n.2, p. 28-29, 2002.
 
NEVES, M. C. D. . Ideographic and Nomothetic Comprehension. Research in Science Education, Roma, p. 247-256, 2002.
 
NEVES, M. C. D. . De Immenso, De Minimo and De Infinito: Giordano Bruno's Micro and Infinite Universe and the A-Centric Labyrinth of Modern Cosmology and its Philosophical Constraints. Apeiron - Studies in Infinite Nature, Montreal, 2001.
NEVES, M. C. D. ; AL, E. . Uso de Filmes de Ficção Científica no Ensino de Física. Arquivos da Apadec, p. 50-52, 2001.

NEVES, M. C. D. . A Astronomia no Antigo Egito. Arquivos da APADEC, 2001.
 
NEVES, M. C. D. ; AL, E. . Brinquedos que Educam: O Pássaro Bebedor e a Termodinâmica. Arquivos da APADEC, 2001.
 
NEVES, M. C. D. ; VICENTINI, M. ; ALABANESE, A. ; CICOGNETI, C. . Experiments for an Innovative Approach Physics. Revista de Ciência e Tecnologia, Guarapuava, 2000.
 
NEVES, M. C. D. ; ALBANESE, A. ; MALIZIA, D. ; TOMASSUCCI, S. ; SILVA NETO, F. H. . Leonardo, il Genio in Officina. Science Tecnology Magazine, v. III, n.5, 2000.
 
NEVES, M. C. D. . A Longitude Revisitada. Arquivos da APADEC, 2000.
 
NEVES, M. C. D. . A Questão Controversa da Cosmologia Moderna: Hubble e o Infinito- Parte 1. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 17, n.2, p. 189-204, 2000.
 
NEVES, M. C. D. . A Questão Controversa da Cosmologia Moderna: Hubble e o Infinito - Parte 2. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 17, n.2, p. 205-228, 2000.
 
NEVES, M. C. D. ; AL, E. . A Short Film (and CD-ROM) on the Controversial Notion of the Concept of Force. Revista de Ciências Exatas e Naturais, v. 1, n.2, p. 111-116, 2000.
 
NEVES, M. C. D. ; SAVI, A. A. . A Sobrevivência do Alternativo: Uma Pequena Digressão sobre Mudanças que não Ocorrem no Ensino de Física. Ciência e Educação, Bauru, v. 6, n.1, p. 11-20, 2000.
 
NEVES, M. C. D. . A Terra e sua Posição no Universo: Formas, Dimensões e Modelos Orbitais - da Antiguidade à Revolução Copernicana. Revista Brasileira de Ensino de Física, S. Paulo, v. 22, n.2, p. 557-567, 2000.
 
NEVES, M. C. D. . Os Mais Errantes Astros do Céu. Arquivos da APADEC, v. 4, n.1, p. 41-45, 2000.
 
NEVES, M. C. D. ; COSTA, L. G. ; AL, E. . Ensino de Física para Portadores de Deficiência Visual. Revista Benjamin COnstant, Rio de Janeiro, v. 16, p. 14-17, 2000.
 
NEVES, M. C. D. ; AL, E. . Fantasies, Myths and Fallacies in Modern Physics teaching: The Case if te 3 R (Radiactivity, Relativity, redshifts). Recen, v. 1, n.2, p. 103-110, 2000.
 
NEVES, M. C. D. . Inertia and Infinity in the Physics of Giordano Bruno. Recen, v. 2, n.1, p. 101-112, 2000.
 
NEVES, M. C. D. ; AL, E. . Science Fiction in Physics teaching: Improvement of Science Education and History of Science via Informal Strategies of Teaching. Recen, v. 1, n.2, p. 91-101, 2000.
 
NEVES, M. C. D. ; SAVI, A. A. ; AL, E. . An Introduction to the Notion of Force (Uma Introdução à Noção do Conceito de Força). Science & Technology Magazine, 2000.

NEVES, M. C. D. . Uma Investigação sobre a Natureza do Conceito de Força. Revista Brasileira de Ensino de Física, S. Paulo, v. 22, n.4, p. 543-556, 2000.
 
NEVES, M. C. D. . Conatus Recedenti ou a Parábola do Balde de Newton. Acta Scientiarum, 2000.
 
NEVES, M. C. D. ; VICENTINI, M. ; BANDIERA, M. . Nature of Worldview Pressupositions among Science Teachers in Italy and Brazil. Acta Scientiarum (UEM), Maringá, v. 21, n.1, p. 97-106, 1999.
 
NEVES, M. C. D. . An Ideographic and Nomothetic Comprehension of the Nature of Science by Science Teachers. Acta Scientiarum (UEM), Maringá, v. 21, n.1, p. `107-112, 1999.
 
NEVES, M. C. D. . História da Ciência: Dante e Galileo Descem ao Inferno da Física. Cadernos de Metodologia e Técnica de Pesquisa, Maringá, v. 9, p. 75-88, 1999.
 
NEVES, M. C. D. ; ASSIS, A. K. T. . An Early Cosmic Background. Astronomy & Geophysics, London, n.4, 1999.
 
NEVES, M. C. D. . Astronomia do Fazer: Alguns Instrumentos Úteis para a Compreensão dos Fenômenos do Céu e da História da Astronomia. Arquivos da APADEC, Campo Mourão, v. 3, n.2, p. 43-54, 1999.
 
NEVES, M. C. D. ; BERNABÉ, H. S. . Uma Introdução a Óptica de Fourier (An Introduction to Fourier Optics). Science Tecnology Magazine, Campinas, v. II, n.4, 1999.
 
NEVES, M. C. D. . Volta, 100 Years Later or the State of Art of Volta's Battery at the End of 19th Century. Acta Scientiarum (UEM), Maringá, v. 21, 1999.
 
NEVES, M. C. D. ; ARGÜELLO, C. A. . Approximate Orbits of Comets. Acta Scientiarum (UEM), Maringá, v. 21, 1999.
 
NEVES, M. C. D. . The Universe of Ptolemy Revisited. Acta Scientiarum (UEM), Maringá, v. 20, n.4, p. 473-476, 1998.
 
NEVES, M. C. D. ; SAVI, A. A. ; AL, E. . O Pêndulo e sua História (The Pendulum and its History). Science Tecnology Magazine, Campinas, v. I, n.2, 1998.
 
NEVES, M. C. D. ; ALBANESE, A. ; VICENTINI, M. . Students'Ideas about Equilibrium, Friction and Dissipation. Acta Scientiarum (UEM), Maringá, v. 20, n.4, p. 461-472, 1998.
 
NEVES, M. C. D. ; ALABANESE, A. . Hands-On Experiments in Fourier Optics. Acta Scientiarum (UEM), Maringá, v. 20, n.4, p. 455-459, 1998.
 
NEVES, M. C. D. ; SAVI, A. A. ; AL, E. . O Aparelho de Morin Revisitado (The Morin Machine Revisited). Science Tecnology Magazine, Campinas, v. I, n.3, 1998.
 
NEVES, M. C. D. . O Uso da História da Ciência no Ensino de Física. Ciência e Educação (UNESP), Bauru, v. 5, n.1, p. 73-82, 1998.
Citações:3
 
NEVES, M. C. D. ; GIOPPO, C. ; SCHEFFER, E. . O Ensino Experimental na Escola Fundamental: Uma Reflexão de caso no Paraná. Educar em Revista, Curitiba, v. 14, p. 39-58, 1998.
 
NEVES, M. C. D. ; ALBANESE, A. ; CANNATA, I. . L'Apparato di Morin nell'Insegnamento della Meccanica. Didattica Della Scienza, Bari, v. 186, p. 20-27, 1997.
 
NEVES, M. C. D. ; ALABANESE, A. ; VICENTINI, M. . Models in Science and in Education: A Critical Review of the Research on Children's Ideas about the Earth and its Place in the Universe. Science & Education (Dordrecht), Holanda, v. 6, p. 573-590, 1996.Citações:11
 
NEVES, M. C. D. . Edwin Hubble: Eternidade e Efemeridade, Finito e Infinito na História do Universo. Apontamentos (Maringá), Maringá, n.41, 1996.
 
NEVES, M. C. D. ; ASSIS, A. K. T. . The Compton Effect as an Explanation for the Cosmological Redshift. Astronomy & Geophysics, London, v. 36, p. 279-280, 1995.
 
NEVES, M. C. D. ; ASSIS, A. K. T. . History of the 2.7K Temperature Prior to Penzias and Wilson. Apeiron, Montreal, v. 2, n.3, 1995.
 
NEVES, M. C. D. ; ASSIS, A. K. T. . The Redshift Revisited. Astrophysics and Space Science, v. 227, p. 13-24, 1995. Citações:7|9
 
NEVES, M. C. D. . Uma Perspectiva Fenomenológica para o Professor em sua Expressão do 'O que é isto, a Ciência? '. Caderno da Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos, São Paulo, v. 3, n.3, p. 97-122, 1993.
 
NEVES, M. C. D. . Fragmentos de um Discurso Físico. Cadernos Renop, Londrina, v. 1, n.1, p. 72-81, 1992.
 
NEVES, M. C. D. . O Resgate de uma História para o Ensino de Física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 9, n.3, p. 215-224, 1992.
 
NEVES, M. C. D. . A Causalidade e a Perspectiva Fenomenológica. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 8, n.1, p. 20-36, 1991.
 
NEVES, M. C. D. ; CARVALHO, W. L. P. . O Mecanicismo da Física na Psicologia e a Perspectiva Fenomenológica. Caderno da Scoiedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos, São Paulo, v. 1, n.1, p. 01-32, 1990.
 
NEVES, M. C. D. ; ARGÜELLO, C. A. . Determinação Didática da Duração do Dia Sideral pela Observação das Estrelas Alfa e Beta do Centauro. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 9, n.1, p. 03-13, 1987.


CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

TROGELLO, A. ; NEVES, M. C. D. ; SILVA, S. C. R. . Ensino de Astronomia: Contextualizando a posição do observador e o movimento aparente dos astros. In: Pilatti & Sani. (Org.). Pesquisas em ensino de ciências e tecnologia. 1ed.Ponta Grossa: EdUTFPR, 2014, v. 1, p. 163-185.
 
NEVES, M. C. D. . Education interculturelle et transdisciplinaire. In: Guy Athanaze. (Org.). Conférences du Master Interculturel en innovation éducative PREFALC. 1ed.Saarbrücken: Éditions universitaires européennes, 2013, v. 1, p. 183-207.
 
ASSIS, A. K. T. ; NEVES, M. C. D. . O Desvio para o Vermelho Revisitao. In: Olival Freire; Saulo Carneiro. (Org.). Ciência, filosofia e política: uma homenagem a Fernando Bunchaft. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2013, v. 1, p. 53-69.
 
PEREIRA, R. F. ; FUSINATO, P. A. ; NEVES, M. C. D. . Da Terra, da Lua e Além. In: Paulo Bretone. (Org.). Jogos para o Ensino de Astronomia. 1ed.São Paulo: Átomo, 2013, v. 1, p. 18-30.
 
CAPRIA, M. M. ; NEVES, M. C. D. . The implaubility of the official explanation of 9/11: Science and participatory democracy. In: Marco Mamone Capria. (Org.). Science and the Citizen. 1ed.Nápoles: Capria, 2013, v. 1, p. 85-112.
 
NEVES, M. C. D. ; SILVA, J. A. P. . Hans Holbein: uma aula de perspectiva e de Ciência Astronômica. In: Josie Agatha Parrilha da Silva; Marcos Cesar Danhoni Neves. (Org.). Arte e Ciência: um encontro interdisciplinar. 1ed.Maringá: Massoni, 2010, v. 1, p. 161-177.
 
NEVES, M. C. D. ; SILVA, J. A. P. . Ícones Científicos e Arte: geometria e gravitação no ensino de Astronomia, da Física e da Arte. In: Josie Agatha Parrilha da Silva; Marcos Cesar Danhoni Neves. (Org.). Arte e Ciência: um encontro interdisciplinar. 1ed.Maringá: Massoni, 2010, v. 1, p. 179-193.
 
RAMOS, F.P. ; NEVES, M. C. D. ; CORAZZA M. J. . Lamarck e Darwin: teorias acerca da evolução e as suas influências para a hereditariedade. In: Josie Agatha Parrilha da Silva; Marcos Cesar Danhoni Neves. (Org.). Arte e Ciência: um encontro interdisciplinar. 1ed.Maringá: Massoni, 2010, v. 1, p. 73-84.
 
LUCISANO, Fábio Rodrigo ; NEVES, M. C. D. . Uma análise das perspectivas inter e transdisciplinares na História da Ciência presentes nos livros didáticos de Física. In: Josie Agatha Parrilha da Silva; Marcos Cesar Danhoni Neves. (Org.). Arte e Ciência: um encontro interdisciplinar. 1ed.Maringá: Massoni, 2010, v. 1, p. 123-138.
 
NEVES, M. C. D. ; BARBOSA, A. N. P . Workshops e Mostras da relação Arte-Ciência. In: Josie Agatha Parrilha da Silva; Marcos Cesar Danhoni Neves. (Org.). Arte e Ciência: um encontro interdisciplinar. 1ed.Maringá: Massoni, 2010, v. 1, p. 249-263.
 
NEVES, M. C. D. ; SILVA, J. A. P. . O Enigma de Saturno: As Limitações da Ótica Galileana. In: Neves, M.C.D. et al.. (Org.). Reflexões sobre o Ensino de Física no Ensino Médio: Um Universo Sem Fronteiras. 1ed.Maringá: Massoni, 2009, v. 1, p. 25-34.
 
NEVES, M. C. D. . A Compreensão dos Fenômenos da Natureza pela Mecanização do Universo. In: Neves, M.C.D. et al.. (Org.). Física Geral I (Formação de Professores em Física - EAD-UA/MEC). 1ed.Maringá: EDUEM, 2009, v. 1, p. 11-19.
 
NEVES, M. C. D. . Da Natureza da Ciência e suas Interpretações. In: FÁBIO AMODÊO LANSAC-TÔHA, EVANILDE BENEDITO, EDSON FONTES DE OLIVEIRA. (Org.). Contribuições da História da Ciência e das Teorias Ecológicas para a Limnologia. Maringá: EDUEM, 2009, v. , p. 7-28.
 
NEVES, M. C. D. . O Estagirita. In: Marcos Cesar Danhoni Neves e Josie Agatha Parrilha da Silva. (Org.). Evoluções e Revoluções: O Mundo em Transição. 01ed.Maringá: LCV/MASSONI, 2008, v. 01, p. 59-98.
 
NEVES, M. C. D. . Transgênicos à brasileira ou, na verdade, como a Monsanto e a indústria da transgenia colonizou a agricultura brasileira. In: Marcos Cesar Danhoni Neves e Josie Agatha Parrilha da Silva. (Org.). Evoluções e Revoluções: o Mundo em Transição. 01ed.Maringá: LCV/MASSONI, 2008, v. 01, p. 155-166.
 
ASSIS, A. K. T. ; NEVES, M. C. D. ; Soares D.S.L. . A Cosmologia de Hubbe: de um universo infinito em expansão a um universo infinito no espaço e no tempo. In: Marcos Cesar Danhoni Neves e Josie Agatha Parrilha da Silva. (Org.). Evoluções e Revoluções: o Mundo em Transição. 01ed.Maringá: LCV/MASSONI, 2008, v. 01, p. 199-222.
 
NEVES, M. C. D. ; ALMEIDA, F. R. DE ; PEDROCHI, F. ; SANCHES, M. B. ; RESQUETTI, S. O. . O Enigma de Sobral: o tardio annus mirabilis de Einstein no Brasil. In: Marcos Cesar Danhoni Neves. (Org.). Evoluções e Revoluções: o Mundo em Transição. 01ed.Maringá: LCV/MASSONI, 2008, v. 01, p. 223-242.
 
NEVES, M. C. D. . Um Grito de Alerta! De Criacionismo, Educação e Liberdade. In: Marcos Cesar Danhoni Neves e Josie Agatha Parrilha da Silva. (Org.). Evoluções e Revoluções: o Mundo em Transição. 01ed.Maringá: LCV/MASSONI, 2008, v. 01, p. 289-297.
 
NEVES, M. C. D. ; SILVA, J. A. P. . As Luas de Da Vinci, Galileo e Cigoli. In: Danhoni Neves, M.C.; Silva, J.A.P.; Fusinato, P.A.; Pereira, R.F.. (Org.). Da Terra, da Lua e Além. 1ed.Maringá: Massoni/SBPC, 2007, v. 1, p. 11-64.
 
NEVES, M. C. D. . Revisitando um difícil período da história do Programa de Educação Tutorial: a tentativa de sua extinção. In: Maria do Carmo Figueiredo Soares e Maria Denilda Moura. (Org.). O Programa de EducaçãoTutorial em Perspectiva: o Olhar dos Tutores. Recife: EdUFRPE, 2007, v. 1, p. 23-35.
 
NEVES, M. C. D. ; ALMEIDA, F. R. DE ; SANCHES, M. B. ; AL, E. . L´invenzione di Santos-Dumont del primo aeroplano spinto dai propri motori ovvero l´invenzione della priorità dei fratelli Wright nella storiografia USA. In: Marco Mamone Capria. (Org.). Scienze, Poteri e Democrazia. 1ed.Roma: Riuniti, 2006, v. 1, p. 487-510.
 
NEVES, M. C. D. . O sonho do vôo humano. In: Marcos Cesar Danhoni Neves e Ricardo Francisco Pereira. (Org.). Divulgando a Ciência: de brinquedos, jogos e do vôo humano. 1ed.Maringá: Massoni/MCT-SBPC, 2006, v. 1, p. 9-14.
 
NEVES, M. C. D. ; ALMEIDA, F. R. DE ; SANCHES, M. B. ; PEREIRA, R. F. ; AL, E. . Brinquedos lúdicos para o Ensino de Física (diversos). In: Marc
Título: LICENCIATURA EM AÇÃO: REPENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DE PESQUISA
Início:
Término:
Financiamento: CAPES EDITAL OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO
 
Descrição: Projeto que conta com a participação do LCV-UEM, UEPG, UTFPR-PG e com parcerias internacionais (INSA, Museo Galileo).

Coordenador: Marcos Cesar Danhoni Neves
 
PARTICIPANTES
Professores:
Guataçara dos Santos Júnior     -     Início:                 Fim:
Sani Rutz  -                              -     Início:                 Fim:
Nilceia Aparecida Pinheiro         -     Início:                 Fim:
    
Alunos envolvidos
Graduação: 

NOME                                      -     Início:                 Fim:

Mestrado:  (  )
NOME                                      -      Início:                 Fim:

Doutorado: (   ) .
NOME                                      -     Início:                 Fim:
============================================================================
Título: INTERNATIONAL MEETING ON ART-SCIENCE / WORKSHOPS DE ARTE-CIÊNCIA
Início:
Término:
Financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Fundação Araucária - Auxílio financeiro.
 
Descrição: Projeto para a realização de eventos nacionais e internacionais para a discussão da relação arte-ciência do Renascimento à contemporaneidade, com apoio da CAPES (Observatório da Educação) e Fundação Araucária.

Coordenador: Marcos Cesar Danhoni Neves
 
PARTICIPANTES
Professores:
Guataçara dos Santos Júnior     -     Início:                 Fim:
Sani Rutz  -                              -     Início:                 Fim:
Josie Agatha Parrilha da Silva    -     Início:                 Fim:
Matilde Vicentini                       -     Início:                 Fim:
Paolo Galluzzi                          -     Início:                 Fim:
    
Alunos envolvidos
Graduação: 

NOME                                      -     Início:                 Fim:

Mestrado:  (  )
NOME                                      -      Início:                 Fim:

Doutorado: (   ) .
NOME                                      -     Início:                 Fim:
============================================================================
 
Título: PERSPICILLUM 400 ANOS: O CÉU ALÉM DO LIMITE DA VISÃO - DEMOCRATIZANDO A ASTRONOMIA EM ESPAÇOS FORMAIS E INFORMAIS DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
Início:
Término:
Financiamento: CNPq EDITAL MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIA
 
Descrição: Projeto de pesquisa histórica sobre o telescópio galileano.

Coordenador: Marcos Cesar Danhoni Neves
 
PARTICIPANTES
Professores:
Guataçara dos Santos Júnior     -     Início:                 Fim:
Sani Rutz  -                              -     Início:                 Fim:
Nilceia Aparecida Pinheiro         -     Início:                 Fim:
Josie Agatha Parrilha da Silva    -     Início:                 Fim:
    
Alunos envolvidos
Graduação: 

NOME                                      -     Início:                 Fim:

Mestrado:  (  )
NOME                                      -      Início:                 Fim:

Doutorado: (   ) .
NOME                                      -     Início:                 Fim:
============================================================================
 
Título: PROJETO "SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA"
Início:
Término:
Financiamento: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo - Auxílio financeiro.
 
Descrição: Realização desde 2003 das edições da "SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA"

Coordenador: Marcos Cesar Danhoni Neves
 
PARTICIPANTES
Professores:
NOME                                     -     Início:                 Fim:
NOME                                     -     Início:                 Fim:
NOME                                     -     Início:                 Fim:
    
Alunos envolvidos
Graduação: 

NOME                                      -     Início:                 Fim:

Mestrado:  (  )
NOME                                      -      Início:                 Fim:

Doutorado: (   ) .
NOME                                      -     Início:                 Fim:
============================================================================
 
Título: WARBURG - HISTORY OF SCIENCE / HISTORY OF ARTS
Início:
Término:
Financiamento: University College of London - Cooperação.
 
Descrição: This Project is the basis of the "Brunian Seminars", including the studies on Bruno's works, Science and Arts in Renaissance.

Coordenador: Marcos Cesar Danhoni Neves
 
PARTICIPANTES
Professores:
Josie Agatha Parrilha da Silva    -     Início:                 Fim:
   
Alunos envolvidos
Graduação: 

NOME                                      -     Início:                 Fim:

Mestrado:  (  )
NOME                                      -      Início:                 Fim:

Doutorado: (   ) .
NOME                                      -     Início:                 Fim:
============================================================================
 
Título: SCIENCE AND DEMOCRACY
Início:
Término:
Financiamento: Istituto Italiano per gli Studi Filosofici - Cooperação.
 
Descrição: Projeto permanente para a discussão das relações entre Ciência e Democracia no âmbito do ISTITUTO ITALIANO PER GLI STUDI FILOSOFICI - Palazzo Serra del Cassano - Nápoles - Itália.

Coordenador: Marcos Cesar Danhoni Neves
 
PARTICIPANTES
Professores:
NOME                                     -     Início:                 Fim:
    
Alunos envolvidos
Graduação: 

NOME                                      -     Início:                 Fim:

Mestrado:  (  )
NOME                                      -      Início:                 Fim:

Doutorado: (   ) .
NOME                                      -     Início:                 Fim:
============================================================================


 
MESTRADO

 
Simone Semmer. A PÊSSANKA E O ENSINO DE GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS USANDO ARTE E MATEMÁTICA. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Coorientador: Marcos Cesar Danhoni Neves.

Fabio Rodrigo Lucisano. O conteúdo de gravitação nos livros didáticos de física: uma análise numa perspectiva inter e transdisciplinar. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Marcos Cesar Danhoni Neves.
 
Ricardo Brugnole Blini. Inserção da História da Ciência. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Marcos Cesar Danhoni Neves.
 
Luciane Paula de Souza. Uma Reflexão Sobre o Processo Ensino-Aprendizagem na Sala de Apoio. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Marcos Cesar Danhoni Neves.
 
Fernanda Peres Ramos. Os Paradigmas da Ciência Moderna e Pós-Moderna e as Concepções de Professores-Pesquisadores. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, . Coorientador: Marcos Cesar Danhoni Neves.

Ricardo francisco Pereira. Desenvolvendo Jogos Educativos para o Ensino de Física: Um Material Didático Aternativo de Apoio ao Binômio Ensino-Aprendizagem. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Cesar Danhoni Neves.

Fabiana Ribeiro de Almeida. A Ficção Científica na Ficção escolar: Investigando as Potencialidades do Gênero no Ensino de Física. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Marcos Cesar Danhoni Neves.
 
Silvia Oliveira Resquetti. Como se movem os projéteis nos livros didáticos de Física e no vestibular. Inquirindo o Galileu sintético de hoje. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Marcos Cesar Danhoni Neves.
 
Ricardo Blini. Inserção da História da Ciênhcia. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Marcos Cesar Danhoni Neves.
 
Edna Schaeffer. O jogo matemático como experiência de diálogo: uma análise fenomenológica da percepção do professor de matemática. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Marcos Cesar Danhoni Neves.
 
Solange Fávero. Compreensão da matemática segundo uma perspectiva fenomenológica do discurso do aluno de 8a. série do Ensino Fundamental: uma reflexão sobre o aluno conceituado como "problema" na escola. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Marcos Cesar Danhoni Neves.
 
Monica Bordim Sanches. A Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio: Qual sua Presença em Sala-de-Aula?. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Cesar Danhoni Neves.
 
Jorge Henrique Lopes de Oliveira. Noções de Cosmologia no Ensino Médio: O Paradigma Criacionista e a Inibição de Teorias Rivais. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Marcos Cesar Danhoni Neves.
 
Daniela Gennari. Problematiche sul Moto dei Pianeti: Modelli Geometrici e Meccanici. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Corso Di Laurea In Matematica) - Università La Sapienza Di Roma, . Coorientador: Marcos Cesar Danhoni Neves.
 

DOUTORADO
 
Josie Agatha Parrilha da Silva. ARTE E CIÊNCIA NO RENASCIMENTO: DISCUSSÕES E POSSIBILIDADES DE REAPROXIMAÇÃO A PARTIR DO CODEX ENTRE CIGOLI E GALILEO NO SÉCULO XVII. 2013. Tese (Doutorado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação Araucária. Orientador: Marcos Cesar Danhoni Neves.

Luciano Gonsalves Costa. Apropriação tecnológica e Ensino: as Tecnologias de Informação e Comunicação e o Ensino de Física para Pessoas com Deificiência Visual. 2004. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Pós-Graduação em Informática na Educação - Univ. Fed. Rio Grande do Sul, . Coorientador: Marcos Cesar Danhoni Neves.
 
Luciano Gonsalves Costa. Concepções Físicas para Pessoas Portadoras de Deficiência Visual. 2002. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Coorientador: Marcos Cesar Danhoni Neves.
 
Shirley Takeco Gobara. Rapporteur de la these: Profil Conceptuel et situation-probleme: une contribution à l'analyse de l'apprentissage de la périodicité en Physique. 2000. Tese (Doutorado em DIDACTIQUE DES SCIENCES PHYSIQUES) - Université Claude Bernard Lyon 1, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Marcos Cesar Danhoni Neves.