CORPO DOCENTE

Sobre
Luciano Carvalhais Gomes
Departamento: Física
E-mail institucional: lcgomes2@uem.br
E-mail alternativo: carvalhaisgomes@yahoo.com.br

Professor Adjunto B do Departamento de Física da UEM

Titulação

2012
Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil
Título: Representação Social dos autores dos livros didáticos de física sobre o conceito de calor

2008
Mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil
Título: Concepções alternativas e divulgação: análise da relação entre força e movimento em uma revista de popularização científica
 
2005
Graduação em Licenciatura Plena em Física
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil
Título: Um experimento como instrumento motivador no aprendizado dos conceitos de reflexão e refração da luz

2001
Mestrado em Engenharia de Estruturas
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Estudo do sistema de lajes mistas com fôrma de aço incorporada empregando concreto estrutural leve
 
1998
Graduação em Engenharia Civil
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil
Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) - UEM
http://www.mudi.uem.br
L1 – Ensino e Aprendizagem na Educação Científica
 
L2 – Formação de Professores de Ciências e Matemática
 
L3 - História, Epistemologia e Cultura da Ciência

 
Mestrado

1. Samira Cassote Grandi: Experiência Museal de Deficientes Visuais na sala de Física do Museu de Ciências da Universidade Estadual de Maringá
- Início: 2015 / - Término: 2017
 
2. Azizi Manuel Tempesta: O Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá: contribuições para a formação inicial docente dos licenciandos em Física
- Início: 2014 / - Término: 2016
 
3. Bianca Cintra de Carvalho: A evolução do conceito de calor nos trabalhos de Joule e a abordagem do equivalente mecânico do calor pelos livros didáticos de Física do Ensino Médio
- Início: 2014 / - Término: 2016
 
Doutorado (coorientador)

1. Mayse Otofuji: A experiência museológica de deficientes visuais no Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM)
- Início: 2015 / - Término: 2019
 
2. Ana Paula Giacomassi Luciano: A Robótica Educacional como estratégia de ensino de conteúdos de Física Moderna no Ensino Médio
- Início: 2014 / - Término: 2019

- Episemologia das Ciências: um enfoque piagetiano (CCE4037)
- Epistemologia dos espaços de educação não formal (CCE4099)
- As Representações Sociais: teoria e aplicações às ciências e à análise da educação científica (CCE5004)

Artigos completos publicados em periódicos

1.GOMES, L. C. A história da evolução do conceito físico de energia como subsídio para o seu ensino e aprendizagem - parte I. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, p. 407-441, 2015.
2. GOMES, L. C. A ascensão e queda da teoria do calórico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, p. 1030-1073, 2012.
3.GOMES, L. C.; FUSINATO, P. A.; NEVES, M. C. D. Análise da relação entre força e movimento em uma revista de divulgação científica. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 16, p. 341-353, 2010.
4. GOMES, L. C. ; BELLINI, L. M. Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 31, p. 2301.1-2301.10, 2009.
5.NEVES, M. C. D. ; BATISTA, J. M. ; COSTA, J. R. ; GOMES, L. C. ; BATISTA, M. C. ; FUSINATO, P. A. ; ALMEIDA, F. R. ; SILVA, R. G. ; SAVI, A. A. ; PEREIRA, R. F. . Galileu fez o experimento do plano inclinado?. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 7, p. 226-242, 2008.
6. GOMES, L. C. Uma atividade prática motivadora para o aprendizado dos conceitos de reflexão e refração da luz. Ciência & Ensino (Online), v. 2, p. 2, 2007.
7.GOMES, L. C. O experimento do balde girante de Newton: muitas perguntas, poucas respostas. Acta Scientiae (ULBRA), v. 9, p. 39-63, 2007.
 
Livros publicados/organizados ou edições

1. NEVES, M. C. D. (Org.) ; GOMES, L. C. (Org.) ; GRESPAN, M. R. (Org.) ; CAMARGO, S. (Org.). Educação tutorial em Física: uma experiência didática. 1. ed. Maringá-Pr: Massoni, 2009. v. 1. 92p .

Capítulos de livros publicados

1. GUIRADO, J. C. ; GOMES, L. C. Programa Institucional de Iniciação à Docência da UEM: desafios e perspectivas. In: Dulcyene Maria Ribeiro; Greice da Silva Castela; Lourdes Della Justina. (Org.). Formação de Professores no Paraná: o PIBID em foco. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2014, v. , p. 61-70.
2. GOMES, L. C. A Crônica da Relação entre Força e Movimento. In: Marcos Cesar Danhoni Neves, Luciano Carvalhais Gomes, Márcia Regina Grespan, Sabrina Camargo. (Org.). Educação tutorial em Física: uma experiência didática. 1ed.Maringá-Pr: Massoni, 2009, v. 1, p. 43-92.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

1. NEVES, M. C. D. ; GOMES, L. C. ; BATISTA, M. C. ; BATISTA, J. M. ; PEREIRA, R. F. ; ALMEIDA, F. R. Galileu fez o experimento do plano inclinado?. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência, 2007, Florianópolis. Anais do VI ENPEC. Belo Horizonte: ABRAPEC, 2007.
2. CALIXTO, J. M. F. ; MELO, C. ; GOMES, L. C. ; SILVA, H. J. F. ; LAVALL, A. C. Efeito da utilização de diferentes tipos de concreto no comportamento e na resistência de lajes mistas com fôrma de aço incorporada. In: 47º Congresso Brasileiro do Concreto, 2005, Olinda-PE. Anais do 47º Congresso Brasileiro do Concreto. São Paulo: Ibracon, 2005. v. 01. p. 01-15.
3. GOMES, L. C. ; CALIXTO, J. M. F. ; MELO, C. ; LAVALL, A. C. ; MONTEIRO, R. ; PIMENTA, R. Comportamento de lajes mistas com fôrma de aço incorporada empregando diferentes tipos de concreto estrutural. In: XXX Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural, 2002, Brasília-DF. Anais da XXX Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural.. Brasília-DF: UnB, 2002. v. 01. p. 01-10.
4. CALIXTO, J. M. F. ; GOMES, L. C. ; MELO, C. ; PIMENTA, R. ; MONTEIRO, R. ; ROCHA, G. G. N. Concreto estrutural leve: exemplo de aplicação. In: 43º Congresso Brasileiro do Concreto, 2001, Foz do Iguaçu-Pr. Anais do 43º Congresso Brasileiro do Concreto. São Paulo: Ibracon, 2001. v. 01.
5.GOMES, L. C. ; CALIXTO, J. M. F. ; MELO, C. ; FREITAS, A. M. S. ; PIMENTA, R. ; MONTEIRO, R. ; ROCHA, G. G. N. Comportamento de lajes mistas com fôrma de aço incorporada empregando concreto leve. In: I Congresso Internacional da Construção Metálica, 2001, São Paulo-SP. I CICOM - Congresso Internacional da Construção Metálica. Belo Horizonte: Sociedade Mineira de Engenheiros, 2001. v. 01.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos

1. GOMES, L. C. ; NEVES, M. C. D. ; BATISTA, M. C. ; BATISTA, J. M. ; COSTA, J. R. ; FUSINATO, P. A. ; PEREIRA, R. F. ; SILVA, R. G. R. Galileu fez o experimento do plano inclinado?. In: II Simpósio de Filosofia: Ciência e Modernidade, 2007, Maringá-Pr. Anais do II Simpósio de Filosofia: Ciência e Modernidade. Maringá-Pr: Universidade Estadual de Maringá, 2007. p. 103-108.

Resumos publicados em anais de congressos

1. CALIXTO, J. M. F. ; MELO, C. ; GOMES, L. C. ; SILVA, H. J. F. ; LAVALL, A. C. Efeito da utilização de diferentes tipos de concreto no comportamento e na resistência de lajes mistas com fôrma de aço incorporada. In: 47º Congresso Brasileiro do Concreto, 2005, São Paulo-SP. Livro de resumos do 47º Congresso Brasileiro do Concreto. São Paulo: Ibracon, 2005. v. 01. p. 74-74.
2. GOMES, L. C. ; MELO, C. ; CALIXTO, J. M. F. ; LAVALL, A. C. ; MONTEIRO, R. ; PIMENTA, R. Comportamento de lajes mistas com fôrma de aço incorporada empregando diferentes tipos de concreto estrutural. In: XXX Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural, 2002, Brasília-DF. Anais das XXX Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural. Brasília: UnB, 2002. v. 01. p. 4-4.
3. CALIXTO, J. M. F. ; GOMES, L. C. ; PIMENTA, R. ; MELO, C. ; ROCHA, G. G. N. Concreto estrutural leve: exemplo de aplicação. In: 43º Congresso Brasileiro do Concreto, 2001, Foz do Iguaçu-Pr. Livro de Resumos do 43º Congresso Brasileiro do Concreto. São Paulo: Ibracon, 2001. v. 01. p. 128-128.

Apresentações de Trabalho

1. CARVALHO, B. C. ; GOMES, L. C. Equivalente mecânico do calor: o que dizem os livros didáticos e o que afirma Joule em seus textos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
2. TEMPESTA, A. M. ; GOMES, L. C. Museus de Ciência e Formação Inicial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
3. CARVALHO, B. C. ; GOMES, L. C. Equivalente mecânico do calor: o que dizem os livros didáticos e o que afirma Joule em seus textos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
4. TEMPESTA, A. M. ; GOMES, L. C. A Contribuição dos Museus de Ciência para a Formação Inicial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
5. PEREIRA, V. M. ; GOMES, L. C. Abordagem do conceito de corrente elétrica em um circuito elétrico simples por meio de analogias com um aparato experimental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
6. KALED, J. P. ; AKIRA, J. ; EDUARDO, L. ; IRAMINA, A. S. ; GOMES, L. C. Reflexões e análise sobre uma sequência didática do conteúdo de eletrostática aplicada pelo pibid-física da UEM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
7. ANGELO, K. L. P. ; CAPELIN, L. F. ; GUIMARAES, P. V. ; IRAMINA, A. S. ; GOMES, L. C. Aplicação da teoria construtivista nas salas de aula por intermédio do projeto pibid física da uem: o caso das aulas de conservação da quantidade de movimento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
8. ADAMUCCI, L. ; TRINTIM, R. S. ; PRESTES, V. S. ; IRAMINA, A. S. ; GOMES, L. C. Análise da reação de alguns alunos do Ensino Médio diante de uma maneira diferente de se ensinar física. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
9. CARVALHO, B. C. ; MELLO, G. A. ; SAMPAIO, S. T. ; IRAMINA, A. S. ; GOMES, L. C. O projeto Pibid-Física da UEM como intermediador entre a reflexão e a prática pedagógica interacionista: o caso das aulas de quantidade de movimento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
10. GERMANO, E. D. T. ; SERAFIM, J. L. ; SILVA, L. G. ; IRAMINA, A. S. ; GOMES, L. C. Ensino da eletrostática com base em uma prática pedagógica diferenciada e inovadora. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
11. JUNIOR, A. Z. ; ANVERSI, T. L. ; CALVI, T. H. R. ; IRAMINA, A. S. ; GOMES, L. C. Projeto Pibid-Física da UEM como intermediador enre a reflexão e a prática pedagógica interacionista: o caso das aulas de dilatação térmica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
12. GRANDI, S. C. ; SLUZALA, L. B. ; PILLER, L. ; IRAMINA, A. S. ; GOMES, L. C. Projeto Pibid-Física da uem como intermediador entre a reflexão e a prática pedagógica interacionista: o caso das aulas de transmissão de calor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
13. OLIVEIRA, M. R. ; GUERRA, R. ; CHINAGLIA, R. ; IRAMINA, A. S. ; GOMES, L. C. Aplicação de sequência didática sobre eletrostática - adotando uma metodologia construtivista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
14. GOMES, L. C. Representação Social dos autores dos livros didáticos de Física sobre o conceito de Calor. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
15. GOMES, L. C. Repensando o Ensino de Ciências no diferentes meios de ensino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
16. GOMES, L. C. ; FUSINATO, P. A. ; NEVES, M. C. D. . Análise da relação entre força e movimento em uma revista de divulgação científica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
17. IRAMINA, A. S. ; HLUCHOW, E. ; GOMES, L. C. ; NISHIYAMA, P. J. B. O. ; MUNIZ, R. F. ; ESTRADA, F. R.; GUIMARAES, T. V. M. ; RANIERO, G. Z. Estranha leveza: giroscópio humano conceitos físicos e aplicações. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
18. IRAMINA, A. S. ; GOMES, L. C. ; HLUCHOW, E. ; SANTOS, J. R. L. ; MUNIZ, R. F. ; BARBOSA, J. F. ; SOUZA, C. M. ; GOUVEIA, V. Gerador de Van der Graff: a física do cabelo em pé. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
19. IRAMINA, A. S. ; GOMES, L. C. ; FERREIRA, M. J. B. ; MUNIZ, R. F. ; SILVA, D. F. ; CASTRO, L. V. ; MARTINS, M. Física por trás do espelho: formação de imagens em espelhos anamórficos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
20. IRAMINA, A. S. ; GOMES, L. C. ; OLIVEIRA, V. B. ; CAMPAGNOLO, J. C. N. ; CALSAVARA, F. S. ; BARBOSA, J. F. ; ALVES, M. F. S. ; GABRIEL JUNIOR, J. Física em Show: explicando as correntes de convecção por intermédio do vórtice do fogo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
21. GOMES, L. C. ; NEVES, M. C. D. ; BATISTA, M. C. ; BATISTA, J. M. ; COSTA, J. R. ; FUSINATO, P. A. ; PEREIRA, R. F. ; SILVA, R. G. R. Galileu fez o experimento do plano inclinado?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
22. GOMES, L. C. ; CALIXTO, J. M. F. ; MELO, C. ; FREITAS, A. M. S. ; PIMENTA, R. ; MONTEIRO, R. ; ROCHA, G. G. N. . Comportamento de lajes mistas com fôrma de aço incorporada empregando concreto leve. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projeto de Pesquisa

2013 - Atual

Science Studies e circulação do conhecimento: alternativas teórico-práticas para a elaboração de um discurso sobre ciência, tecnologia e inovação
 
Descrição: O discurso que associa ciência, tecnologia e inovação tornou-se hegemônico nos últimos anos. Assim, as três instâncias parecem estar naturalmente ligadas e, portanto, desproblematizadas. Contudo, problematizá-las é tarefa de quem faz, pensa e organiza as ciências, e três questões que podem ser levantadas são: como circula o conhecimento produzido nessas três instâncias, até que ponto essa circulação de alguma maneira lhes garante a liga e como é a recepção desse discurso pela sociedade? Este projeto de pesquisa pretende tratar essas questões, abordando a circulação do conhecimento à luz dos Science Studies. Dentre outras metas, os Science Studies pretendem aproximar ciência e sociedade enfatizando a ciência tal qual se faz. Distinguem-se, portanto, da Filosofia da Ciência que nasceu em Viena na década de 1920, cujo foco é a produção teórica das ciências. É nesse sentido que entendemos as discussões não só dos membros do Círculo de Viena, como também as de Popper, Lakatos, Kuhn e Feyerabend, ainda que cada um deles tenha apontado para novos horizontes de compreensão das ciências. Por outro lado, para adeptos dos Science Studies, como Hacking, Latour, Galison e Daston, o foco tem sido a prática científica, ou seja, as ciências são tratadas como práticas locais condicionadas social, material e culturalmente, mas que também são condicionantes do contexto social em que estão inseridas. Nossa hipótese é que essas duas características da relação entre ciência e sociedade condicionada e condicionante implicam a circulação do conhecimento, quer seja na educação científica e tecnológica, na produção e na transmissão de ciência e tecnologia ou na sua divulgação pautada ou não na inovação. A circulação do conhecimento, portanto, parece ser uma questão de destaque no âmbito dos Science Studies. Esta pesquisa pretende, por um lado, investigar em que medida isso pode ser afirmado com base no que vem sendo publicado pelos autores dos Science Studies; e por outro, avançar uma discussão sobre como fazer Science Studies no Brasil, considerando o discurso predominante da inovação, a sua íntima relação com as questões de ciência e tecnologia, e o diálogo com a sociedade.

Projeto de Extensão

2013 - Atual

Blog do GP de Science Studies da UEM
 
Descrição: O Blog do GP de Science Studies da UEM é um projeto experimental do GP de Science Studies da UEM, que atualmente realiza duas atividades em encontros semanais (Leitura da Origem das espécies, de Charles Darwin, e Seminário sobre o livro Representar e intervir, de Ian Hacking). Tem como objetivo registrar e divulgar as atividades do grupo, sobretudo no que diz respeito às leituras e discussões realizadas. Ademais, este blog pretende mapear fontes e referências dos Science Studies, registrando livros, artigos, áudios, vídeos e imagens que possam servir como base de pesquisa na área. O formato de blog também nos permite abrigar projetos e produtos resultantes das discussões teóricas e práticas do grupo. Como projeto experimental, torna-se um espaço virtual de experimentação de linguagens e formatos nas diversas mídias que se encontram integradas ao blog. Aberto à participação acadêmica dos diversos cursos da UEM e à comunidade de usuários da internet, o Blog do GP de Science Studies da UEM é um espaço em constante formação e configura-se em seu caráter acadêmico como projeto a ser construído de forma colaborativa e multidisciplinar pelos estudantes e docentes da UEM que participam do grupo. Ademais, o blog serve como instrumento de aprendizagem, experimentação e discussão teórica resultante das disciplinas da área de Metep oferecidas aos vários cursos da UEM..
 
2010 - Atual

Pibid Física-Sede
 
Descrição: O projeto Pibid (Programa Institucional de Iniciação à Docência) da UEM, subprojeto Física-Sede, começou em Abril de 2010. A equipe é coordenada pela Professora Alice Sizuko Iramina, do Departamento de Física da UEM, e conta com a colaboração do Professor Luciano Carvalhais Gomes, do mesmo departamento. Assim, na prática, a coordenação é realizada de modo compartilhado e integrado, por esses dois professores. O projeto tem por objetivo geral promover um intercâmbio científico-cultural entre os diversos níveis de ensino por meio de recursos didático-pedagógicos e ações que funcionem como um laboratório educacional, visando valorizar o magistério, promovendo-se discussões sobre as concepções de educação, a função da escola, a relação entre conhecimento escolar e a vida cultural e, portanto, o trabalho profissional do professor..
 
2008 - 2012

Muditinerante: O Museu vai à Comunidade
 
Descrição: O projeto MUDITINERANTE tem como principal objetivo a divulgação cientifica e tecnológica para comunidades que por motivos diversos estão excluídas do contato com os méis e locais de produção e divulgação científica, em especial as populações que habitam a periferia de cidades de médio porte ou cidades pequenas do interior onde não existem museus e centros ce ciências. O projeto visa transpor os muros da universidade e levando as experiências vivenciadas na universidade até a comunidade e trazendo para a universidade o que aprendemos e vivenciamos neste rico contato com a população para ser pensado, estudado e servir de base para novas ações que serão levadas à comunidade. Contamos com uma equipe que acumula experiência, desde 1985, em traduzir a linguagem científica e leva-la a diferentes públicos por meio de ações desenvolvidas em diferentes locais inclusive fora do Estado do Paraná..
 
2008 - Atual

PROMUD - Show de Física
 
Descrição: O Show de Física realizado pelo grupo de professores e alunos da Universidade Estadual de Maringá - UEM resultou do amadurecimento do Projeto Ludoteca-Experimentoteca. Inicialmente foram selecionados experimentos de Óptica, Mecânica, Eletricidade, Magnetismo e Acústica. A seguir com assessoria do Projeto RIPE da Universidade de São Paulo os experimentos foram montados e disponibilizados para atendimento rotineiro a professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio. Na seqüência elaborou-se um roteiro para que os experimentos pudessem ser apresentados ao público de forma interativa com características de um Show de Física . Como apresentadores foram selecionados estudantes do curso de física que colaboraram na concepção do show, tanto nos seus aspectos experimentais quanto na proposição de estratégias para motivar e tornar a linguagem empregada acessível a diferentes públicos. Visando avaliar a capacidade de interação com o público não vinculado a área de física realizou-se apresentação para professores e acadêmicos dos cursos de História, Biologia e Enfermagem. A partir de 1999 o Show passou a integrar a Mostra do Museu Dinâmico Interdisciplinar que acontece conjuntamente com a Semana de Artes da UEM. Atualmente novos experimentos e estratégias de apresentação estão sendo avaliados visando incrementar e diversificar as ações do Show de Física . Cotidianamente alguns experimentos são apresentados para os visitantes do Museu Dinâmico Interdisciplinar - MUDI. O Show é também apresentado na Semana da Física e em outros eventos..
 
2008 - Atual

Brincando e aprendendo sobre Óptica no Museu Dinâmico Interdisciplinar
 
Descrição: Este projeto será desenvolvido conjuntamente pelo Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar e Departamento de Física. Representa um estímulo às atividades interdisciplinares, devido ao intercâmbio com outras áreas do conhecimento que também integram o PROMUD, possibilitando um convívio enriquecedor entre docentes e alunos que as promovem e com a comunidade. Representa uma maneira de mobilizar a comunidade em geral, em especial os professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio, a visitarem a UEM, e neste caso participarem de atividades onde poderão aprender ótica do ponto de vista da Física e da Morfofisiologia. O ensino da Óptica será realizado através de brinquedos e experimentos, dentre eles: caleidoscópios de várias formas e modelos e inclusive um caleidoscópio gigante acoplado a um DVD onde serão projetados filmes voltados à educação ambiental; espelhos planos e espelhos esféricos cujas imagens geradas serão utilizadas para compreensão dos conceitos de ótica e dos tipos anatômicos, normilíneo, brevelíneo, longelíneo e nanico; Maquetes para o aprendizado de ótica da visão e defeitos visuais do ponto de vista da física e da morfofisiologia humana..
 
2008 - Atual

Brincando e aprendendo sobre Mecânica e Acústica no MUDI
 
Descrição: Este projeto será desenvolvido conjuntamente pelo Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar e Departamento de Física. Representa um estímulo às atividades interdisciplinares, devido ao intercâmbio com outras áreas do conhecimento que também integram o PROMUD, possibilitando um convívio enriquecedor entre docentes e alunos que as promovem e com a comunidade.l representa uma maneira de mobilizar a comunidade em geral, em especial os professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio, a visitarem a UEM, e neste caso participarem de atividades onde poderão aprender sobre mecânica em integração com a morfofisiológica humana. Serão abordadas as transformações de energia através de experimentos dinâmicos, como por exemplo, os conceitos envolvidos no experimento da cama elástica desde a queima da glicose no interior das células liberando a energia química que possibilita a contração muscular, portanto convertendo-se em energia cinética, que por meio dos movimentos do corpo distende o tecido elástico transformando-se em energia potencial que cessada a tensão provocada pelo corpo em movimento retrai-se e impulsiona o sujeito para cima transformando sua energia cinética. Ao atingir a altura máxima o corpo do sujeito estará novamente rico em energia potencial, iniciando uma queda provocada pela força gravitacional, acelerando seu corpo e convertendo a energia potencial em energia cinética. Ao atingir o tecido elástico provoca sua distensão levando novamente ao acumulo de energia potencial da mesma forma estaremos apresentando outros experimentos de mecânica como montanha russa, roldanas entre outros. De acústica utilizaremos tubos sonoros, velocidade do som, simulação da membrana timpânica etc..
 
2008 - Atual

Aprendendo a ensinar Física I no MUDI
 
Descrição: Cada vez mais, estudantes e a população em geral procuram os museus e centros de ciências enquanto espaços culturais e de aprendizagem, pois o desenvolvimento científico e tecnológico nem sempre é acompanhado pela apropriação, por parte dos estudantes e da população em geral, de parte da cultura científica e tecnológica subjacentes, esses espaços culturais constituem janelas para uma alfabetização científica. Isso vem preencher uma importante lacuna que a escola de hoje não consegue oferecer: laboratórios vivos, interativos e, muitas vezes, com uma temática atual e desafiadora. Este projeto será desenvolvido conjuntamente pelo Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar e Departamento de Física e tem por objetivo possibilitar aos acadêmicos de prática de ensino do curso de física a participação nas atividades de ensino aprendizagem de caráter informar que ocorrem no âmbito de um museu de divulgação científica e tecnológica. Representa um estímulo às atividades interdisciplinares, devido ao intercâmbio com outras áreas do conhecimento que também integram o PROMUD, possibilitando um convívio enriquecedor entre docentes e alunos que as promovem e com a comunidade. conforme previsto nos regulamentes internos do Museu Dinâmico Interdisciplinar os alunos de Prática de Ensino irão contar om a supervisão dos docentes de prática de ensino e serão acompanhados por monitores que já atuam no museu e conhecem suas práticas educativas. A atuação dos acadêmicos ocorrerá por meio da interação com o público espontâneo, por meio de palestras para grupos de visitantes, como monitores em eventos e de cursos de extensão como ministrantes..
 
2008 - Atual

Aprendendo a ensinar Física II no MUDI
 
Descrição: Cada vez mais, estudantes e a população em geral procuram os museus e centros de ciências enquanto espaços culturais e de aprendizagem, pois o desenvolvimento científico e tecnológico nem sempre é acompanhado pela apropriação, por parte dos estudantes e da população em geral, de parte da cultura científica e tecnológica subjacentes, esses espaços culturais constituem janelas para uma alfabetização científica. Isso vem preencher uma importante lacuna que a escola de hoje não consegue oferecer: laboratórios vivos, interativos e, muitas vezes, com uma temática atual e desafiadora. Este projeto será desenvolvido conjuntamente pelo Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar e Departamento de Física e tem por objetivo possibilitar aos acadêmicos de prática de ensino do curso de física a participação nas atividades de ensino aprendizagem de caráter informar que ocorrem no âmbito de um museu de divulgação científica e tecnológica. Representa um estímulo às atividades interdisciplinares, devido ao intercâmbio com outras áreas do conhecimento que também integram o PROMUD, possibilitando um convívio enriquecedor entre docentes e alunos que as promovem e com a comunidade. conforme previsto nos regulamentes internos do Museu Dinâmico Interdisciplinar os alunos de Prática de Ensino irão contar om a supervisão dos docentes de prática de ensino e serão acompanhados por monitores que já atuam no museu e conhecem suas práticas educativas. A atuação dos acadêmicos ocorrerá por meio da interação com o público espontâneo, por meio de palestras para grupos de visitantes, como monitores em eventos e de cursos de extensão como ministrantes..
 
Mestrado (coorientação)

1. Ana Paula Giacomassi Luciano: A robótica educacional com a plataforma Arduino: uma contribuição para o ensino de Física. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá.