11MAI
CARTA DO PCM À COMUNIDADE ACADÊMICA

O Conselho Acadêmico (CA) do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá, considerando as seguintes situações:
  • A pandemia ocasionada pelo Covid-19, vírus altamente contagioso e que vem causando inúmeras mortes no Brasil e no mundo;
  • Nem todo pós-graduando tem acesso as TICs necessárias para as atividades remotas;
  • A internet no Brasil é muito precária e ocasiona vários problemas durante as videochamadas;
  • A qualidade da aula presencial, com maior interação entre aluno/professor e aluno/aluno;
  • A falta de ambiente propício para participar das aulas remotas;
  • A carta da Associação de Pós-Graduandos (APG) da UEM, que reitera “o posicionamento contrário a qualquer modalidade de ensino não presencial para a graduação e pós-graduação”.
se manifesta contrário ao início das aulas do ano letivo de 2020 de forma remota, acreditando ser necessário maior tempo para se compreender como a pandemia se comportará. No entanto, cabe destacar que:
  • As bancas vêm sendo realizadas por vídeo conferência para todos os membros, inclusive o discente;
  • As aulas estão suspensas, mas os docentes podem encaminhar atividades e recomendar leituras, só não podem computar frequência;
  • O atendimento da Secretaria ocorre somente por forma não presencial, por meio do e-mail da secretaria;
  • A coordenação está aberta para atender aos alunos para orientar sobre eventuais dúvidas e necessidades via e-mail da secretaria.
Por fim, recomendamos que os discentes (alunos) ingressantes no mestrado e doutorado, contatem os orientadores para participarem de atividades dos grupos de pesquisa e discussões pertinentes às propostas de projetos, conforme disponibilidade e organização de cada docente.

Maringá, 06 de maio de 2020.

Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
                Coordenador do PCM/UEM