Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática (PCM) - Mestrado e Doutorado - é uma resposta à crescente demanda dos egressos dos cursos de licenciaturas e de professores atuantes no ensino básico e superior das instituições públicas e particulares que buscam aperfeiçoamento de sua formação docente e/ou como pesquisador. Nessa perspectiva, o curso orienta-se pelos seguintes objetivos: formar pessoal qualificado para atuação no sistema educacional em todos os níveis, visando à criação de um espaço para a discussão de referenciais para uma ciência que se constrói a partir de uma mediação da pesquisa e de sua técnica no espaço educacional; articular a investigação e a ação de diferentes vertentes relacionadas com o ensino da ciência e da matemática, da reflexão necessária por parte dos professores sobre a sua prática educativa; contribuir para a melhoria do ensino e para o desenvolvimento de um campo de pesquisa em educação científica alicerçado em um projeto inter, pluri e transdisciplinar do conhecimento.

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Objetivos Gerais

  • Formar pessoal qualificado em nível de Mestrado para atuação no sistema educacional em todos os níveis, visando, além da formação de recursos humanos, a criação de um espaço para a discussão de referenciais para uma ciência que se constrói a partir de uma mediação da sua pesquisa e de sua técnica com o espaço educacional.
 
  • Os conhecimentos construídos a partir da democratização da cultura científica contemporânea são aspectos fundamentais para o exercício da cidadania e para a exploração do potencial das responsabilidades profissionais e sociais de cada indivíduo.
 
  • Reunir esforços para responder aos diferentes anseios, comungados por uma comunidade que tem sido quase sistematicamente excluída da construção do conhecimento e da tomada de decisões. A articulação, a investigação e a ação de diferentes vertentes relacionadas com o ensino da ciência e da matemática, da reflexão necessária por parte dos professores sobre a sua prática educativa, tendo como base um saber epistemologicamente referenciado, proporcionarão aos professores que freqüentarem o curso um espaço hoje inexistente na região de Maringá e em seu grande entorno.
 
  • Contribuir para a melhoria do ensino de ciência e de matemática e para o desenvolvimento de um campo de pesquisa em educação científica, alicerçado num projeto inter, pluri e transdisciplinar do conhecimento.

 

Objetivos Específicos

  • Investigar processos que levem a ações efetivas no sistema de ensino em todos os níveis;
 
  • Equacionar de forma teórica e prática ações relativas ao ensino de ciência e de matemática (que, historicamente, tem sido aplicadas aos diversos processos de ensino-aprendizagem propostos ou em desenvolvimento no sistema educacional);
 
  • Discutir, elaborar e planejar ações e estruturas organizacionais e ações que permitam a transversalidade do conhecimento;
 
  • Propiciar espaços de discussões e planejamento de ações que busquem a contemporaneidade das discussões científicas, tecnológicas e epistemológicas e suas implicações éticas e filosóficas no cotidiano.
 
  • Desenvolver a capacidade de planejar, levar adiante e avaliar projetos de inserção didática;
 
  • Discutir e investigar formas para o ensino de ciência e Matemática num contexto de construção coletiva;
 
  • Promover o interesse pelo ensino experimental dentro de correntes epistemologicamente construtivistas;
 
  • Fomentar discussões e ações em campos de educação inclusiva;
 
  • Analisar as implicações da ciência e da matemática em seus aspectos interrelacionados de Ciência-Tecnologia-Sociedade para o meio ambiente e a sociedade;
 
  • Discutir e investigar formas de organização e sua possível reestruturação a partir de referenciais inter e transdisciplinares;
 
  • Investigar a complexidade de aspectos referentes à natureza da ciência, tais como sua linguagem, seus modelos, seus paradigmas, suas polêmicas, sua(s) história(s), seus conflitos epistemológicos e suas ideologias;
 
  • Elaborar meios para a divulgação/popularização da ciência e da matemática nos diferentes níveis de ensino.