Processo seletivo
Processo seletivo

PROCESSO SELETIVO 2023

INSCRIÇÕES: 

Período: 01/0902/10/2022 (até às 23h59min).

Email: selecao.pcm.uem@gmail.com


RELAÇÃO DOS HORÁRIOS DAS ENTREVISTAS - SEGUNDA ETAPA
Mestrado: acesse aqui                     Doutorado: acesse aqui


EDITAL COM A RELAÇÃO DOS APROVADOS NA PRIMEIRA ETAPA (Avaliação do projeto)
Mestrado: acesse aqui                     Doutorado: acesse aqui

EDITAL DE HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES:
Mestrado: acesse aqui                     Doutorado: acesse aqui

EDITAL COMPLETO:  acesse aqui 
ATENÇÃO: Não serão aceitas inscrições e nem documentos para serem juntados à documentação de inscrição separadamente.
 

I. O primeiro procedimento para realização inscrição é o preenchimento, pela internet, da ficha de inscrição no sigpos (http://www.npd.uem.br/sigpos),  no link
INSCRIÇÕES: 
MESTRADO - Processo Seletivo 2023 - Mestrado  Identificador 1662. Aluno regular 2023
DOUTORADO - Processo Seletivo 2023 - Doutorado  Identificador 1661. Aluno regular 2023

Obs.: Se não abrir o sistema, habilite o pou-pap do seu navegador.   Tutorial: acesse aqui

II. Para se inscrever no processo de seleção, o candidato deverá encaminhar os documentos ao e-mail especifico do Processo Seletivo, (selecao.pcm.uem@gmail.com), contendo as seguintes informações  ASSUNTO DO E-MAIL: INSCRIÇÃO DE MESTRADO OU DOUTORADO; no corpo do e-mail: NOME COMPLETO E CURSO INSCRITO: MESTRADO OU DOUTORADO, devendo estar na  ordem abaixo, em três arquivos PDF, divididos da seguinte forma:
 
1º arquivo: Letra A  - Fichas de inscrição e documentos da Letra B.
Nomear:  NOME COMPLETO -  Ficha de Inscrição
 
2º arquivo: Letra C – Curriculum vitae documentado
Nomear:  NOME COMPLETO -  Curriculum vitae documentado
 
3º arquivo: Letra D  – Projeto de Pesquisa
Nomear:  NOME COMPLETO -  Projeto de Pesquisa

ATENÇÃO: Não gerar arquivo PDF a partir de foto, pois é impossível imprimir e o aquivo fica muito pesado.

      A. FICHAS DE INSCRIÇÃO:

    A.1. FICHA DE INSCRIÇÃO do sistema sgipos. Acesse (http://npd.uem.br/sgipos/) (sem ela a inscrição NÃO é confirmada)
    A.2. FICHA DE INSCRIÇÃO COMPLEMENTAR
             Mestrado:
Ficha em Excell (clique aqui)   Ficha em PDF (clique aqui)  
             Doutorado:
Ficha em Excell (clique aqui)   Ficha em PDF (clique aqui)
    A.3. 1 Foto 3x4 (recentes colada na ficha sgipos).;
 
B. CÓPIA DOS DOCUMENTOS ABAIXO RELACIONADOS:
    B.1. Certidão de nascimento ou casamento;
    B. 2. Cédula de Identidade (RG);
    B.3. Cadastro de Pessoa Física (CPF);
    B.4. Título de Eleitor;
    B.4. Certificado de Reservista;
    B.5. Diploma de graduação  (não se aplica para formandos da graduação);
     B.6. Histórico escolar da graduação;
    B.7. Diploma de mestrado ou da ata de defesa da dissertação. Caso o candidato não tenha defendido até a inscrição, o mesmo deverá apresentar uma declaração de matrícula emitida pelo programa em que está matriculado e uma declaração do orientador de que a defesa ocorrerá até a data da matrícula;
     B.8. Histórico escolar da pós-graduação;

 
C. CURRICULUM LATTES (Plataforma Lattes CNPq) juntamente com os documentos que comprovem as atividades profissionais e produção científica; somente de 2017 a 2022 e não é necessário autenticar esses documentos. Para artigos, digitalizar apenas a primeira folha; para livros, digitalizar a folha catalográfica e sumário; para capítulos de livro, digitalizar a folha catalográfica, sumário e primeira folha do capítulo; para trabalhos de evento (completos, resumos expandidos e resumos) digitalizar a primeira página.
      
D. PROJETO DE PESQUISA – (orientação para elaboração no Edital).
 
Observação
  1. A conferência da documentação da inscrição, para sua entrega, é de total responsabilidade do(a) candidato(a).
  2. A não apresentação do comprovante de conclusão de curso de graduação, no caso de mestrado, e do diploma de mestrado, no caso do doutorado, até a matrícula implicará em eliminação do candidato em caso de classificação dentro do número de vagas.
  3. Os certificados e documentos não devem ser enviados de ponta cabeça; Cada item de envio de certificado permite no máximo 10 arquivos com no máximo 10 mega.
  4. No projeto não deve constar o nome do candidato, para promover uma avaliação as cegas.

CONDIÇÕES PARA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES:
Obrigatório o envio de todos os documentos e fichas indicadas nos itens de A a D, a falta de algum implicará na não homologação da inscrição.
 
MATRÍCULA:
A matrícula será realizada nos dias 27 e 28/02/2023, na secretaria do programa (A não efetivação da matrícula no período estabelecido implicará na desistência da vaga):
    1. No caso de mestrado e doutorado, para os já diplomados, será realizada nos dias 27 e 28/02/2023, na secretaria do programa (com início provável das aulas em março de 2023);
    2. Para o candidato ao mestrado, no caso de concluinte da graduação e para o candidato ao doutorado, no caso de não ter ocorrido a defesa de dissertação do mestrado, a matrícula será realizada nos dias 25 e 26/07/2023, desde que apresente, até 28/02/2023, o requerimento solicitando a matrícula neste período em razão da finalização do curso, anexando um comprovante  emitido pela IES do candidato;
    3. No caso do item ii, o ingressante do mestrado/dourado terá o início de suas aulas no segundo semestre de 2023.