MESTRADO E DOUTORADO
L1 – Ensino e Aprendizagem na Educação Científica
O objetivo desta linha é estudar aspectos do ensino e da aprendizagem relativos à construção do conhecimento da ciência e da matemática, as estruturas curriculares e as diversas formas de avaliação, escolar ou sistêmica, as diferentes contribuições e abordagens do pensamento psico-epistemo-pedagógico são consideradas a partir de um referencial crítico-reflexivo que investigue os limites de validade destas abordagens. Essa linha envolve, também, a tríade CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e mais as questões relativas ao Meio Ambiente, buscando a contemporaneidade e a atualização sistemática de uma educação preocupada com a investigação das relações entre o conhecimento proporcionado pela ciência e pela tecnologia com as questões relativas às políticas públicas e privadas e aos seus impactos nos índices de desenvolvimento humano.
L2 – Formação de Professores de Ciências e Matemática
Esta linha de pesquisa tem por finalidade estudar à formação inicial e continuada de profissionais da Educação em Ciências e Matemática, nos mais diferentes níveis e sistemas de ensino. Integram a proposta desta linha, estudos e análises de diferentes metodologias/modelos e ações pedagógicas visando discutir a formação de professores de Ciências e Matemática.
L3 - História, Epistemologia e Cultura da Ciência
A finalidade desta linha de pesquisa é estudar os diferentes paradigmas que norteiam a elaboração do conhecimento científico considerando os contextos históricos e socioculturais nos quais este conhecimento foi produzido e validado. Os fundamentos históricos, epistemológicos, sociológicos e culturais da ciência são estudados em suas múltiplas e complexas inter-relações, buscando estabelecer caminhos para uma educação científica mais contextualizada.