ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Área 46 - CAPES

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Área 46 - CAPES

Linhas de Pesquisa

MESTRADO  E DOUTORADO



L1 CTS–A e Processos de Ensino-Aprendizagem na Educação Científica Contemporânea.
O objetivo de uma linha de pesquisa que envolva a tríade CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e mais as questões relativas ao Meio Ambiente é buscar a contemporaneidade e a atualização sistemática de uma educação preocupada com a investigação das relações entre o conhecimento proporcionado pela ciência e pela tecnologia com as questões relativas às políticas públicas e privadas e aos seus impactos nos índices de desenvolvimento humano. Neste sentido, estudar “inclusões” e “exclusões”, visitando e criticando cenários que descortinam desde desastres ecológicos até a educação especial, é o fio condutor desta linha de pesquisa.

 

L2 – Formação de Professores e as conjunturas educacionais no Brasil e no mundo.
Esta linha de pesquisa tem por finalidade estudar as diferentes metodologias/modelos e ações pedagógicas visando discutir os atuais mecanismos de formação de professores, as estruturas curriculares e as diversas formas de avaliação, escolar ou sistêmica, para o ensino de ciências e matemática. Para tanto, as diferentes contribuições e abordagens do pensamento psico-epistemo-pedagógico são consideradas a partir de um referencial crítico-reflexivo que investigue os limites de validade destas abordagens.

 

L3 - História, Epistemologia e Ética da Ciência.
A finalidade desta linha de pesquisa é estudar os diferentes paradigmas que norteiam a elaboração do conhecimento científico considerando os contextos históricos e socioculturais nos quais este conhecimento foi produzido e validado. Os fundamentos históricos, epistemológicos, sociológicos e éticos da ciência são estudados em suas múltiplas e complexas inter-relações, buscando estabelecer caminhos para uma educação científica mais contextualizada.